O poder da caminhada

A caminhada é um exercício barato, simples e possível de ser realizado por quase todas as pessoas. É uma forma muito eficaz de afastar o sedentarismo e incorporar hábitos saudáveis em nosso cotidiano.

Conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) adultos acima de 18 anos devem praticar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana. Especialistas afirmam que uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana já é o suficiente para não sermos sedentários. Com disciplina, força de vontade e alguns minutos você pode incorporar o hábito de caminhar em sua rotina.


O singelo passeio a pé oferece muitos benefícios a nossa saúde como:
  • auxilia a perda de peso;
  • melhora o sistema imunológico;
  • ajuda no controle do diabetes;
  • melhora a circulação sanguínea;
  • previne a osteoporose;
  • colabora no tratamento da depressão;
  • aumenta a resistência cerebral;
  • diminui o estresse;
  • beneficia o aprendizado e o desempenho na leitura;
  • amplia a criatividade;
O cientista Rob Copeland, da Universidade Sheffield Hallam, em reportagem da BBC afirma: “ficar sentado por muito tempo pode ser muito ruim para a nossa saúde. Ao ponto de ser tão perigoso quanto fumar”. O sedentarismo causa um perigo imensurável ao nosso corpo e nossa saúde, inclusive aumenta as chances de desenvolver alguns tipos de câncer.

A introdução de uma rotina de exercícios deve ser incorporada lentamente, inicie com alguns minutos diários e vá aumentando o tempo progressivamente. Tenha certeza, melhor fazer um pouco de exercício do que não fazer nada.

Para a prática da caminhada você não precisa gastar muito dinheiro, nem ir a uma academia e muito menos de um personal. Você vai precisar de um par de tênis confortável. 

Caminhe com seus amigos ou até mesmo com o seu animal de estimação. Isso ajuda a deixar a prática da atividade física mais descontraída e interessante. 


Toda atividade física, mesmo que simples, requer alguns cuidados para não oferecer riscos à nossa saúde. Nunca pratique a caminhada em jejum, você pode ter uma queda do índice glicêmico, gerando tonturas e até desmaio. Respeite sempre os horários adequados de exposição solar, ou seja, não caminhe entre as 10h e 16h. Use sempre protetor solar. Beba água. Use um tênis confortável e roupas que ajudem na transpiração. Evite lugares com muitos ressaltos ou buracos, você pode sofrer uma queda ou torção (essa cautela aumenta nos casos de idosos).  

Se você é daquelas pessoas que não tem tempo e sempre arruma desculpa, tente incorporar a atividade em situações simples como estacionar o carro um pouco mais longe ou descer do ônibus um ponto antes. O importante é conscientizar-se que a atividade física não é apenas uma frescura, mas sim, fator primordial para ter uma boa saúde e evitar doenças no decorrer da vida. Portanto, em vez de ficar o fim de semana inteiro em frente a televisão ou no computador, aproveite para caminhar no bairro ou em um parque. Isso também favorece a sua socialização e aumenta a sua criatividade. Levante-se e faça uma caminhada! Busque ter uma vida ativa e saudável, seu corpo agradece!!! 


Fonte: OMSBBCSuper InteressanteSuper Interessante.

Comentários