Fazendo uma prateleira para plantas

Ter plantas em casa requer muita dedicação e espaço adequado para colocá-las. Esse era meu grande problema. Não dispunha de nenhum lugar apropriado e não podia deixar no chão, haja vista que possuo um coelho e ele come tudo! (risos) Assim, infelizmente a única mesa da varanda servia como suporte e ficava completamente inutilizada.

Então, um belo dia resolvi soltar minha imaginação e utilizar duas tábuas que estavam encostadas sem nenhuma finalidade para fazer duas prateleiras. Vem comigo e confira todo o processo.
Você vai precisar dos seguintes produtos:

produtos para fazer uma prateleira

  • duas tábuas de pinus de 70cm x 30cm;
  • lixas de madeira 80 e 100 (duas de cada);
  • rolinho de espuma;
  • fundo sintético nivelador da Coral*
  • Tinta acrílica super lavável da Coral na cor rosa vermelha*;
  • Verniz spray da Colorgin*
  • suportes para a prateleira;
  • parafuso, bucha, broca e furadeira.
* Você pode usar os produtos da marca de sua preferência. E, em relação aos suportes, parafuso, bucha e broca, você pode pedir ajuda para o vendedor da loja, tenho certeza, ele vai explicar e mostrar quais são os mais adequados. Assim, você já compra tudo com a medida certa.  Ah, e não se esqueça de tomar muito cuidado ao manusear a furadeira!   

Vamos deixar de conversa e mãos à obra!!!

Inicialmente, as tábuas estavam assim:

tábua para prateleira

Lixei muito bem com as lixas até que todas as farpas da madeira saíssem por completo. Usei uma lixa de 80 e outra de 100 em cada tábua. Não tive muita dificuldade. Depois, com um pano úmido retirei todo o pó.

Posteriormente, com a ajuda de um rolinho apliquei o fundo nivelador sobre as tábuas para nivelá-las um pouco e evitar que puxassem muita tinta. (Dica: o rolinho deixa um acabamento perfeito, o pincel, por sua vez, deixa marcas na pintura) Passei duas demãos desse fundo nivelador, esperei uma hora entre cada demão, mas se você notar que após esse tempo ainda estiverem úmidas, espere secar.

Olha a diferença das tábuas:

tábua para prateleira

Depois de ter passado as duas demãos do fundo, deixei secar bem, por mais ou menos umas duas horas. Após isso, com o mesmo rolinho (lavei, tirei o excesso de água e deixei secar) comecei a pintar as tábuas com a tinta acrílica que havia sobrado de uma pintura. Também passei duas demãos, respeitando um intervalo de 1h30 minutos entre elas.


No outro dia, apliquei o verniz em spray (se preferir, você pode usar um verniz incolor e passar com o rolinho mesmo). O rendimento não foi o esperado, mas o suficiente para usar nas tábuas. O verniz proporcionou um brilho incrível e criou uma película protetora.


Esperei secar bem, e, só no dia seguinte fixei os suportes para colocá-las na parede. Atenção! Os suportes devem estar muito firmes na parede para sustentar o peso da prateleira.

O resultado final foi esse:

faça você mesmo

Os suportes usados foram os mais simples como podem notar na foto. A maioria dos materiais já possuía em casa, os únicos que comprei foram os suportes e o verniz. Economizei um bom dinheiro, e criei um cantinho muito especial para as plantas com minhas próprias mãos, o que faz toda diferença!

Fica a dica: é reutilizando os materiais e soltando a imaginação que conseguimos feitos incríveis e ainda economizamos um bom dinheiro.

Espero ter colaborado com a dica e ter criado a sementinha da inspiração em seu coração! Você é capaz! E, pode fazer isso e tudo que desejar porque o mais importante é fazer de acordo com o lema do nosso blog: 'Tudo que fizer, faça com muito amor"!

Comentários