Violeta

As flores possuem o poder de nos encantar, trazer beleza e cor nos ambientes em que se encontram. A violeta-africana ou simplesmente violeta é uma planta linda e delicada que fascina milhares de pessoas com suas cores.

A violeta é encontrada com facilidade e a um preço bem acessível em diversos estabelecimentos comerciais. Muito utilizada na decoração de diversos ambientes, podemos encontrá-la dentro de escritórios, salas e ambientes externos. 

violeta planta

Elas são plantas que necessitam de luminosidade, contudo, não toleram a incidência direta dos raios solares que causam queimaduras em suas folhas, levando ocasionalmente a morte da planta.

Em relação a rega devemos tomar alguns cuidados. Toda planta necessita de água, algumas gostam de ficarem encharcadas, outras preferem pouca água e temos plantas que nos mostram quando precisam de água. Assim, é a violeta! Portanto, você vai colocar seus dedos na terra/substrato, se estiver úmido, não precisa regar, já que a irrigação em excesso causa apodrecimento da raiz. Evite molhar as folhas e flores, pois essa prática causa queimadura nessas partes. Para facilitar a irrigação utilize uma garrafa pet, faça um furo na tampa e molhe apenas a terra da violeta.  Prefira fazer isso sempre nas horas mais amenas do dia.

A planta é comercializada em vasos de plástico que são inadequados. Os vasos de barro são os mais indicados, pois facilitam a absorção da umidade e evitam que as raízes apodreçam. Importante lembrar que o substrato presente nos vasos de plástico também é inapropriado, é muito leve, não possui matéria orgânica suficiente e não retém água. Assim sendo, o replante é indispensável para se ter uma planta sadia por um bom tempo.

Quando a sua violeta não estiver com flores aproveite para replantá-la ou para fazer novas mudas. Basta cortar uma folha e replantar. Também, pode esperar e ver que após algum tempo vai nascer várias mudas, no mesmo vaso, fica como se tivesse duas mudas em um único recipiente, então ai, é só tirar uma e colocar em outro vaso.

A violeta pode ser atacada por pragas e doenças, mas os fungos por excesso de irrigação são os mais comuns.

A adubação deve ser feita com produtos especializados que são facilmente encontrados. A adubação foliar também é importante para a planta crescer forte e saudável.

Aproveite as dicas e enfeite sua casa ou varanda com essa linda planta, trazendo mais cor, delicadeza e vida para os seus dias.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...