O poder da caminhada

Todos os dias somos bombardeados com noticias e avisos sobre a necessidade da prática de exercícios físicos na nossa rotina para afastar o sedentarismo e até algumas doenças, mas muitos não conseguem começar e sair da zona de conforto. A dica de hoje para nossa saúde é a caminhada, um exercício simples e acessível.

A caminhada é um exercício barato, simples e possível de ser realizado por quase todas as pessoas. Demanda apenas um de tênis e roupas confortáveis. É uma forma muito eficaz de afastar o sedentarismo e incorporar hábitos saudáveis em nosso cotidiano.

Conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) adultos acima de 18 anos devem praticar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana. Especialistas afirmam que uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana já é o suficiente para não sermos sedentários. Com disciplina, força de vontade e alguns minutos você pode incorporar o hábito de caminhar em sua rotina.

o poder da caminhada

Andar oferece muitos benefícios a nossa saúde como: a perda de peso, melhora a circulação sanguínea, evita a osteoporose, ajuda no controle do diabetes e ajuda no tratamento da depressão.

Em reportagem da BBC o cientista Rob Copeland, da Universidade Sheffield Hallam afirma: “ficar sentado por muito tempo pode ser muito ruim para a nossa saúde. Ao ponto de ser tão perigoso quanto fumar”. Com os avanços tecnológicos e com a rotina acelerada estamos ficando cada vez mais tempo sem nos movimentar e isso tem um preço imensurável para nosso corpo, inclusive aumenta as chances de desenvolver alguns tipos de câncer.

Nunca é tarde para começar e não tenha grandes pretensões, vá devagar, inicie com 10 minutos e vá aumentando progressivamente. Melhor fazer pouco do que não fazer nenhum exercício! Tenha cautela, preste atenção nos sinais que seu corpo transmite para evitar qualquer machucado.

A caminhada ao ar livre, principalmente em locais arborizados, colabora no tratamento da depressão, afasta a ansiedade e o estresse. 

Para ter um incentivo a mais e evitar aquela preguiça você pode formar um grupo ou aproveitar a companhia de seu cãozinho e levá-lo para passear, te garanto que quando ele acostumar você não vai se esquecer da caminhada!

Toda atividade física requer alguns cuidados importantes para não oferecer riscos à nossa saúde. Nunca pratique a caminhada em jejum, você pode ter uma queda do índice glicêmico, gerando tonturas e até desmaio. Respeite sempre os horários adequados de exposição solar, ou seja, não caminhe entre as 10hs e 16hs. Use sempre protetor solar. Beba água. Evite lugares com muitos ressaltos ou buracos, para evitar caídas ou torções, principalmente, os idosos. 

Se você é daquelas pessoas que não tem tempo e sempre arruma alguma desculpa, tente incorporar a atividade em situações simples como estacionar o carro um pouco mais longe ou descer do ônibus um ponto antes. O importante é conscientizar-se que a atividade física não é apenas uma frescura, mas sim, fator primordial para ter uma boa saúde e evitar doenças no decorrer da vida. Portanto, em vez de ficar o fim de semana inteiro em frente a televisão ou no computador, levante-se e vá fazer uma caminhada! Busque ter uma vida mais ativa e saudável, tenho certeza que não vai se arrepender. 

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